Educação Ambiental

Também participaram do Programa, trabalhadores envolvidos na operação e manutenção da LT 500 kV Messias/Recife II.

O PEA foi desenvolvido em 3 fases: Diagnóstica, Ações Estruturadoras e Implantação do PEA

A fase diagnóstica foi uma visita aos municípios, reconhecimento das comunidades, oficinas de diagnóstico socioambiental participativo e oficina de devolutiva institucional.

A fase Estruturadora foi à realização de oficinas de Educação Ambiental para os professores e agentes de saúde, formação dos Educadores Ambientais locais e oficinas de organização comunitária.

Fase de Implantação do PEA: Nesta etapa foram realizadas as oficinas temáticas de Uso e Conservação da Água, Agricultura Sustentável, Resíduos Sólidos e Preservação dos Ambientes Naturais e as atividades do Subprograma Oficina de Queima Controlada, onde foram doados kits específicos de controle de queimada e atividade do Dia de Campo.

Como atividade final do Programa foram realizados Encontros de Socialização com o objetivo de avaliação do 1º ciclo do PEA e refletir sobre o futuro do Programa.

Programa de Educação Ambiental e Subprograma de Prevenção de incêndios florestais e controle de queimadas da LT 500 kV Messias/Recife II

O Programa teve o objetivo de Desenvolver Ações de Educação Ambiental, com a população local, visando promover um processo de Sensibilização e Educação para mudanças de valores e hábitos socioambientais sustentáveis e uma melhor convivência com a LT.

Foram trabalhados os municípios de Messias, Flexeiras, Matriz de Capibaribe, Joaquim Gomes e Novo Lino no estado de Alagoas e em Pernambuco os municípios de Xexéu, Palmares, Água Preta, Ribeirão, Primavera, Escada, Cabo de Stº Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Envolvendo ao todo 36 comunidades trabalhadas que estão localizadas a uma distância aproximada de 1km a partir do eixo central da LT.

Programa de Educação Ambiental da LT 500 kV Norte/Sul I

Neste PEA foram realizadas palestras educativas sobre agrotóxicos, agroecologia e convívio harmonioso com a linha de transmissão, além de oficinas pedagógicas para a montagem dos sistemas de captação doméstica de água da chuva, irrigação por gotejamento e implantação de horta. As atividades foram realizadas em 4 assentamentos e 1 reassentamento nos municípios de Crixás do Tocantins – TO, Miracema do Tocantins – TO e Minaçú em Goiás.

Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Barragem Sul - Ituporanga/SC

O Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Barragem Sul em Ituporanga, é uma iniciativa destinada a promover a conscientização ambiental e a participação comunitária em torno das atividades da barragem. Este programa tem como objetivos principais educar a população sobre a importância da preservação ambiental, esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e os impactos da barragem, e fomentar o diálogo entre a comunidade, as autoridades e os técnicos envolvidos no projeto.

Através de atividades educativas, oficinas, palestras e campanhas de comunicação, o programa busca engajar os moradores locais, incentivando práticas sustentáveis e um maior entendimento sobre a gestão dos recursos hídricos. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso desse programa, garantindo que as necessidades e preocupações dos cidadãos sejam ouvidas e consideradas no processo de tomada de decisões.