A Brasilencorp firma contrato com a Itaipu Binacional com o objetivo de prestar serviços de apoio em atividades produtivas e ambientais (aquicultura, ictiofauna, limnologia e sedimentologia) na área de influência do reservatório da UHE Itaipu e na bacia do Rio Paraná 3. Para a execução das atividades, contamos com uma equipe exclusivamente dedicada de 10 colaboradores e toda uma rede de apoio de infraestrutura, equipamentos, veículos, materiais e supervisão. As atividades previstas vão desde o trato na criação de peixes dentro da Usina Hidrelétrica, até campanhas externas de pesca e qualidade da água na bacia do Rio Paraná 3.
A Brasilencorp foi responsável pelo monitoramento ambiental do reservatório de duas hidrelétricas do Grupo (Eletrobrás/Eletronorte), com os programas de qualidade da água e limnologia, visando coletar amostras de água para monitorar os diversos parâmetros e indicadores ambientais, programa de pesca e ictiofauna, com o objetivo de monitorar as diversas espécies da fauna aquática presentes no reservatório e o programa de desembarque pesqueiro, realizando o acompanhamento e apontamento da pesca realizada pelas comunidades presentes em 10 portos de pesca dos reservatórios.
Pertencente às centrais elétricas do norte do Brasil (Eletrobrás/Eletronorte), a usina hidrelétrica de Curuá-Una foi a primeira hidrelétrica implantada na Amazônia Brasileira. Nesse projeto, foram desenvolvidos diversos trabalhos envolvendo levantamentos e análises dos meios físico, biótico e socioeconômico, cabendo ressaltar o caráter inusitado do modelo de avaliação de impactos, que foi concebido pela BRASILENCORP, o qual se voltou para um enfoque pelo fato do empreedimento já estar implantado há mais de trinta e cinco anos.
Estudo de elaboração de caracterização socioambiental (R3) de empreendimento de linha de transmissão (LT) de energia elétrica da CHESF, conforme a legislação ambiental vigente, em atendimento à resolução CONAMA nº 279/2001 e à lei nº 3924/1961 compreendendo a LT 230 kV Pau Ferro(PE) / Santa Rita(PB).
Estudo de elaboração de caracterização socioambiental do empreendimento (R3) de linha de transmissão (LT) de energia elétrica da CHESF, conforme a legislação ambiental vigente, em atendimento à resolução CONAMA nº 279/2001 e à lei nº 3924/1961 compreendendo a LT Messias / Recife II – 500/230 kV
Estudo de impactos ambientais (EIA-RIMA) envolvendo o segmento Socioeconômico, (Meio-Antrópico) para os Aproveitamentos Hidrelétricos de Riacho Seco e Pedra Branca, no Sub-Médio São Francisco.
Obs.: Trabalho envolvendo pesquisa de campo para os segmentos Econômico, levantamento das Populações Indígenas e Quilombolas, Patrimônio Histórico, Antrópico, Cultural, Patrimônio Arqueológico, SIG,etc.
A Brasilencorp ofereceu Suporte técnico e gerencial no desenvolvimento do estudo prévio de impacto ambiental para implantação de uma Refinaria de Petróleo em SUAPE-PE
Estudo de impacto ambiental e relatórios de impactos ambientais EIA-RIMA das linhas de transmissão 500 kV Jardim/Camaçari. Elaboração dos projetos ambientais básicos – PBA’ s das linhas Messias/Recife II, Recife II/Pau Ferro/Campina Grande/Natal e Jardim Camaçari. Verificação da conformidade de implantação da LT 500 kV Presidente Dutra-Fortaleza II, com todas as exigências da regulamentação ambiental e com EIA/RIMA e o PBA, e a avaliação técnica da implementação dos programas ambientais
Estudo de caracterização dos Impactos Ambientais para licenciamento da construção do corredor da linha de transmissão (LT) 230 kV Funil/Veracel, com produção de mapas digitais/georeferenciados.
Elaboração do Estudo Ambiental tendo em vista a viabilização de reintrodução da fauna nativa da caatinga, na área de influência da linha de transmissão(LT) 230 kV Banabuiu/Mossoró, com levantamento georeferenciados.
Elaboração do Relatório de Impacto Ambiental, incluindo preparação dos mapas digitais georeferenciados com SIG para projeto de desassoreamento e Viabilização do acesso às linhas de transmissão (LT) 230 kV Banabuiu/Fortaleza, 230 kV Fortaleza/Cauipe, 500 kV Quixadá/Fortaleza II e 500 kV Sobral III/Fortaleza II (Açude Galvão)
Execução do Programa de Monitoramento com mensuração dos impactos ambientais, sobre a fauna e a flora (incluindo sistema de informação Georeferenciado-SIG), na área de influência da linha de transmissão (LT) 500 kV Jardim/Camaçari
Execução do Programa de Monitoramento com mensuração dos impactos ambientais, sobre a fauna e a flora (incluindo sistema de informação Georeferenciado-SIG), na área de influência da linha de transmissão (LT) 230 kV Recife II/Pau Ferro
Estudo de Impacto Ambiental para efeito de licenciamento, envolvendo fatores ambientais do meio físico, meio biótico e antrópico, incluindo a produção de mapas digitalizados georeferenciados/geoprocessamento, para as seguintes linhas de transmissão (LT):
LT 230 kV Mossoró/Açú; LT 230 kV Santana do Matos/Açú; LT 128 kV Currais Novos/Santana dos Patos; LT 138 kV Santa Cruz II/ Currais Novos; LT 69 kV Santa Cruz II/ Natal II; LT 230 kV Santa Cruz II/ Natal II.
Estudos dos Impactos Socioeconômicos e Ambientais da UHE de Xingó para atividade pesqueira no Baixo São Francisco.